Forum De Diversos Esportes


    [Análise]FM 2009

    Compartilhe
    avatar
    guto
    Administrador
    Administrador

    Masculino
    Número de Mensagens : 101
    Idade : 21
    Localização : Porto Alegre-RS
    Data de inscrição : 19/10/2008

    [Análise]FM 2009

    Mensagem por guto em Qui 13 Nov 2008 - 19:06

    A Sports Interactive volta, uma vez mais, a lançar uma versão anual do seu título de gestão futebolística Football Manager, desta feita a versão 2009 (FM2009).
    Para esta nova versão a Sports Interactive (SI) elevou as expectativas dos fãs, ao prometer informação actualizada sobre 51 ligas e mais de 350.000 registos de jogadores e staff. Na apresentação do jogo em Portugal, Miles Jacobson divulgou que o primeiro patch de correcção (a lançar dia 14 de Novembro, data oficial de lançamento internacional do jogo) irá ampliar estas estatísticas a 370.000 registos, um valor surpreendente e que comprova a vivacidade dos trabalhos de pesquisa desta série.

    Instalação do jogo

    Logo de início salta à vista a diferença no processo de instalação deste FM2009 face às versões anteriores. Agora, no término do processo de instalação é solicitada ao utilizador a introdução de um código de activação, para que o possa executar. Esta activação poderá ser realizada pela internet ou por contacto telefónico para a linha gratuita que a Sega irá disponibilizar no nosso país, para quem não puder (ou quiser) activar o jogo via web.

    A Sega/SI apostaram nesta versão na protecção via DRM. Esta alteração implica uma mudança no processo de instalação do jogo, sendo que cada utilizador terá direito a um máximo de cinco activações do jogo. Assim, cada comprador poderá ter o título instalado, no máximo, em cinco máquinas diferentes em simultâneo com um só exemplar do jogo. Sempre que o jogo for desinstalado de um computador, a "activação" em questão será devolvida ao utilizador, que a poderá usar numa nova instalação posterior nessa mesma máquina ou em outra qualquer.

    Motor de jogo 3D

    A SI implementou nesta nova versão uma apresentação tridimensional do jogo, que usa a mesma base da anterior versão 2D (entretanto alvo de afinação por recurso ao trabalho desenvolvido com o Football Manager Live, com o qual partilha o motor de jogo bidimensional). Este motor de jogo tridimensional é a funcionalidade que mais tem motivado a curiosidade dos fãs da série, e decerto fará as delícias dos novos jogadores que travam conhecimento com o título nesta versão.

    No entanto, nem tudo são rosas. A versão demo do jogo, disponibilizada no passado dia 2 de Novembro, veio expor alguns problemas de compatibilidade de hardware. Alguns jogadores possuem máquinas cujas especificações não são suficientes para executar o modo tridimensional, mas que devem ser capazes de suportar o modo bidimensional. Contudo, o jogo não admitia esta "castração" e acabava por bloquear. Relativamente a essa questão, Miles Jacobson avançou que a versão comercial do jogo incluirá um mecanismo de verificação das características do hardware da máquina e que verifica se é possível suportar o motor de jogo tridimensional. Nos casos em que tal não se verifique, será possível jogar na mesma, mas sem essa perspectiva de jogo (ficando, assim, limitado ao modo 2D clássico). Esta medida vem de encontro ao compromisso de esforços assumido pela SI para permitir que todas as máquinas que conseguem executar o FM2008 consigam também executar o FM2009, mesmo que sem a visualização 3D.

    Este motor de jogo tridimensional é, de facto, a nova funcionalidade que mais impacto terá na jogabilidade do título. Acabaram-se de vez as "caricas" - temos, finalmente, ao nosso dispor uma ferramenta de visualização com uma perspectiva visual mais aproximada da realidade!

    Assistente de jogo e interacção com os media

    Esta nova versão amplia o domínio de acção do "assistente de jogo", concebido com o intuito de aumentar a produtividade dos jogadores mais experientes e de tornar o jogo mais acessível aos jogadores que travam nesta versão o primeiro contacto com o título. No FM2009 o assistente assume predominância sobre todos os aspectos de jogo, permitindo acelerar acções e libertar o jogador para outras tarefas menos monótonas.

    Foi também fomentada uma maior interacção com os media, com a introdução de conferências de imprensa regulares após os jogos das competições oficiais ou mesmo durante o decorrer da semana, nos clubes de maior dimensão. Os jornalistas não hesitarão em colocar à prova as capacidades anímicas do plantel e o seu desempenho enquanto treinador.

    As suas respostas serão cruciais para manter o plantel (ou um jogador em particular) motivado, mesmo quando um treinador adversário o "espicaça" junto da imprensa, questionando a sua capacidade para levar o clube ao sucesso!

    Novidades nas tácticas e nos métodos de treino

    A anterior versão do módulo táctico permitia que um jogador tivesse atribuídas movimentações algo confusas, como por exemplo movimentos na diagonal (as "setinhas") e nas definições de jogo pessoais ordens contraditórias ou ambíguas. A SI, após consulta de alguns técnicos, optou por reformular essa funcionalidade. A partir de agora, as setas são interpretadas de forma mais abrangente, sendo que uma seta "para a frente" significa que o jogador deve subir no terreno - para apoiar o ataque sempre que a sua equipa se encontre na posse de bola - e uma seta "para trás" significa que o jogador não deve subir, permanecendo recuado no terreno. Acabaram-se as setas na horizontal ou diagonal, delegando dessa forma as ordens de movimentação táctica para as definições pessoais de cada jogador.

    Os módulos de treino foram também alvo de afinação, sendo agora possível solicitar a um jogador que se aplique no treino de uma habilidade específica (subidas pelo flanco, driblar o adversário, etc.) ou atribuir-lhe um plano de treinos personalizado. Dessa forma é possível adaptar o plantel às necessidades de uma táctica ou fomentar o desenvolvimento de determinados atributos nos quais um jogador seja menos forte.

    Estatísticas e historial completo

    Estatísticas, estatísticas, estatísticas: é disso que o Football Manager vive. A SI parece ter levado isso à letra e apresenta uma interface completa para explanação de todos os índices estatísticos de desempenho de um jogador, sendo possível acompanhar a classificação das suas exibições ao longo de uma época ou de uma carreira completa.

    Na ficha de jogador existe também uma secção dedicada às reacções da imprensa. Se um jogador mostra um nível exibicional acima ou abaixo da média, a imprensa reagirá de acordo, emitindo opinião favorável ou desfavorável. Se um treinador emite um comentário sobre um jogador, esse comentário é referido nessa secção. E o FM lembra-se do que os comentadores dizem: mais tarde os jornalistas poderão contestar a pertinência das declarações ou confrontá-lo com as suas declarações prévias... e a sua postura terá impacto no seu plantel!

    Interacção com o adjunto

    O treinador adjunto assume destaque no auxílio às acções do dia-a-dia de um treinador principal. Essa realidade foi transposta para o FM2009, onde o papel do adjunto assume o destaque natural em todos os sectores.

    Podemos delegar no adjunto a presença nas conferências de imprensa, seja para tentar escapar a questões incómodas dos jornalistas ou mesmo para não desconcentrar a equipa de um jogo importante (uma vez que os comentários emitidos no decorrer de uma conferência de imprensa poderão ter impacto positivo ou negativo no plantel).

    No decorrer de uma partida será possível obter reacções do adjunto, sendo-nos transmitidas as suas considerações sobre o desenrolar da acção. Este poderá sugerir modificações tácticas, como a mudança do estilo de jogo, a marcação mais apertada a um adversário em particular ou até mesmo incitar a um jogo mais "duro" para anular a supremacia do oponente.

    As mulheres não foram esquecidas

    A SI introduziu, pela primeira vez nesta versão 2009, a possibilidade de jogadoras do sexo feminino assumirem o controlo de uma equipa, tendo toda a interacção do jogo adaptada à sua condição e deixando, dessa forma, de estar sujeitas à interacção com a sua pessoa com textos direccionados ao sexo masculino.

    Conclusão

    No cômputo geral, este FM2009 reserva-nos como principais características o novo motor de jogo tridimensional e algumas novas "expansões" dos módulos de treino e tácticas, indo ao encontro das solicitações dos fãs nos últimos anos.

    As incompatibilidades que persistem com algum hardware "menos capaz" poderão levar muitos jogadores das anteriores versões a virar as costas a este FM2009, que persistia como um dos poucos títulos do mercado com requisitos bastante diminutos. A SI promete, no entanto, encetar esforços para minimizar os constrangimentos e abranger o máximo de configurações que conseguirem... e isso começará a ser corrigido já desde o primeiro patch de correcção, a lançar no dia 14 de Novembro (data de lançamento oficial do jogo).

    Football Manager 2009 volta, uma vez mais, a elevar a fasquia e a afigurar-se como líder incontestado no seu segmento, possuindo uma base de dados gigantesca e constantemente actualizada - que é, inclusivamente, reconhecida como ferramenta de prospecção em clubes do futebol real. Neste âmbito, a Sports Interactive anunciará nos próximos dias o acordo com um clube inglês que dará a sua chancela oficial à base de dados da SI.

    A versão anterior, Football Manager 2008, esteve em primeiro lugar no top de vendas durante 34 semanas em Inglaterra, o que simboliza a importância do título no mercado de videojogos. Esperemos que a SI consiga, com este FM2009, alcançar o mesmo sucesso

    Prós:

    Nova visão 3D do jogo
    Melhoramento nas tácticas
    Filtros de informação

    Contras:

    Alguns bugs que persistem

    Nota:

    PTGamers:

    16

    Leitores:

    18
    ------------------------
    Fonte: PTGamers(o site é português)
    avatar
    eu ganho todos
    Administrador
    Administrador

    Masculino
    Número de Mensagens : 109
    Idade : 23
    Localização : Rio de Janeiro
    Data de inscrição : 19/10/2008

    Re: [Análise]FM 2009

    Mensagem por eu ganho todos em Sab 15 Nov 2008 - 21:15

    vlw pela analise
    avatar
    guto
    Administrador
    Administrador

    Masculino
    Número de Mensagens : 101
    Idade : 21
    Localização : Porto Alegre-RS
    Data de inscrição : 19/10/2008

    Re: [Análise]FM 2009

    Mensagem por guto em Sex 21 Nov 2008 - 17:28

    Movido para "Football Manager 2009", já que há uma área para o mesmo.

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Análise]FM 2009

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg 19 Nov 2018 - 0:40